Liberdade Financeira

19

Quem é que não quer ter liberdade financeira? Quem é que não quer realizar sonhos? Todas as pessoas querem, mas nem sempre estão preparadas para tal, por não terem conhecimento de si, não saber muitas vezes qual o caminho a tomar e o que de fato deseja realizar na vida como um todo. Querem liberdade financeira, mas não conseguem obtê-la sozinhas e a falta de tempo é um fator que impossibilita a procura de ajuda adequada e assim poder se organizarem.

A ajuda de um profissional será importante para a pessoas façam uma avaliação de si mesmas e esse autoconhecimento se faz necessário para que tenham condições de se avaliarem e saberem o que podem mudar melhorarem para realizar objetivos na vida. E conhecer o seu perfil financeiro fará com que as ações sejam mais assertivas no que diz respeito ao seu objetivo financeiro.

O que é objetivo? É algo que as pessoas querem realizar, seja em qualquer área da vida. E o objetivo financeiro? É saberem o que desejam conquistar e assim traçar as metas e poderem com mais facilidade e planejamento alcançarem o resultado esperado. No entanto, muitas pessoas não conquistam o que desejam por não saber quais as forças e fraquezas que tem não sabendo dosá-las á seu favor, e fazer uma análise nessas forças, fará com que as pessoas trabalhem com elas a seu favor.

É preciso traçar metas para a realização de toda e qualquer coisa, é fazer um plano de ação para então colocar em prática. E para que isso seja efetivado é estabelecer metas inteligentes e assertivas, que fará com que as pessoas tracem seus planos diários, semanais, mensais ou anuais e que sejam mais coerentes de acordo com o seus perfis. Há que tenha a sensação de não conseguir seguir com planos por estar preso em algo que não as levam a lugar nenhum, não conseguem deslanchar e se perdem pelo caminho. No entanto tem como resolver, é preciso se libertar dos obstáculos que impedem de colocar as ações em prática para alcançar os objetivos e das amarras que não deixam as pessoas seguirem em frente.

Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve! Será? Não! É preciso sim saber onde e como está, o que está fazendo e para onde quer ir. Traçar a sua rota fará com que as metas sejam mais fáceis de realizar, o planejamento mais eficaz e de fácil realização. Não consegue se organizar? Busque ajuda e dê passos certeiros na direção de sua liberdade financeira.

Helena Abel
Helena Abel da Silva, bacharel em Ciências Contábil, formação como Personal e Professional Coach, Analista Financeira e Contábil e Consultoria. É colaboradora no jornal Folha da Região.